Como contratar serviços para sua casa

| Dicas do Achei Serviços | 30 de maio de 2015

Como contratar serviços para sua casa

Reformar ou fazer reparos em casa sempre dá um frio na barriga. Além da bagunça e da sujeira, contratempos e aborrecimentos acabam, na maioria das vezes, fazendo parte do pacote. Para minimizar os problemas, algumas dicas são preciosas na hora de contratar pedreiros, encanadores, eletricistas e marceneiros.

O primeiro passo é pesquisar bem o profissional que irá contratar. Amigos, colegas de trabalho e o próprio zelador do prédio são sempre ótimas referências para saber sobre a qualidade do trabalho, o nível de confiabilidade, a organização e o respeito a prazos.

Elencados alguns profissionais, peça orçamentos detalhados, separando custos de material e mão de obra. “Assim você terá uma uma média do preço que está sendo praticado no mercado”, aconselha a assistente de direção do Procon-SP, Valéria Cunha. “O orçamento deve ser preciso tanto quando se trata de empresas, quanto de profissionais liberais. É prática abusiva não o fornecer ou fornecê-lo de forma inadequada”, completa.

Nesse orçamento, além do preço, é necessário que a empresa ou o prestador de serviço indique o tempo de duração da obra, materiais a serem utilizados, condições de pagamento e a assinatura de quem o forneceu.

Caso o serviço seja contratado, esse mesmo orçamento será considerado como um documento na hora de reclamar por algo que não foi feito. “O papel não precisa estar timbrado, só com o nome e a assinatura do profissional já tem validade”, explica Valéria.

O contratante também deve se esforçar para deixar tudo registrado por escrito. “Não deixe só no boca. Faça um contrato, pegue recibo e faça reclamações por escrito para deixar tudo protocolado”, indicada a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, Ana Amélia Camargos.

Referências

Além de pedir indicações e pesquisar preços, buscar referências formais ainda é o grande segredo. Descobrir se a empresa possui CNPJ, site e se quem está assinando os documentos pela firma pode fazê-lo já são de grande ajuda.

Mas, o empresário Alexandre Ortega, proprietário da Pra Que Marido, vai mais longe. “Confira a idoneidade tanto da empresa, quanto do profissional. No Procon você encontra as reclamações contra as empresas e, no caso dos liberais, peça telefone de clientes”, aconselha.

Pagamento e garantia

Outra dica importante ao contratar serviços para a casa é acertar a forma de pagamento. Segundo a advogada Ana Amélia Camargos, parcelar o pagamento é uma boa forma de se prevenir contra golpes. “Vá pagando por fase ou por mês, conforme a obra for sendo concluída.”

É importante lembrar também que, mesmo em se tratando de um serviço, o conserto de um encanamento, por exemplo, tem garantia. “A legislação estabelece garantia de 90 dias para bens duráveis”, afirma Valéria Cunha, do Procon-SP.

Indique e compartilhe:

Blog Categories

INSERIR ANÚNCIO